Home English Version  
Empresa Produtos Informações Técnicas Fabricação Onde Comprar Garantia Contato

Estrutura (Madeiramento)

A estrutura do telhado sempre deverá ser executada por profissional qualificado, para garantir a racionalização e a segurança na cobertura.

Orientações básicas

:: Galga
Podemos estabelecer duas posições para a galga em função da sua localização no telhado.

:: Galga Inicial
É a distância entre a extremidade inferior da primeira ripa e a extremidade superior da segunda ripa. A galga inicial para todos os modelos TOPTELHA deve ser de 28 cm para garantir uma pingadeira de 10 a 15 cm na extremidade do beiral. Essa pingadeira ajuda a proteger o madeiramento dos agentes atmosféricos como chuva e sol, que podem danificar a madeira.

:: Galga Intermediária
É a distância máxima entre faces superiores de duas ripas e é particular de cada modelo de telha. Veja nas características técnicas as galgas médias e intermediárias de cada modelo.
:: Ripa Dupla
Para garantir o bom acabamento do telhado, é necessário utilizar ripa dupla (a primeira ripa deve ser 2,5 vezes maior que a ripa seguinte) na extremidade do beiral, para compensar a ausência da telha que estaria abaixo. Com o uso da ripa dupla, conseguimos manter a mesma inclinação de telhas em todo o telhado.
As madeiras devem ser estruturais, de boa procedência e isentas de defeitos que possam comprometer a estrutura do telhado. A orientação de profissionais técnicos capacitados é sempre indispensável e o cálculo estrutural é particular de cada projeto.